São diversos os sinais que podem indiciar que uma empresa se encontra numa fase ideal para venda. No entanto existe uma base tripartida que deve ser considerada como premissa fundamental dessa fase. Essa base primordial que determina a altura ideal depende da concordância dos donos, da organização da empresa e da altura ideal do mercado. É na conjugação destes três fatores (proprietários, empresa e mercado) que reside o “momentum” ideal.
De uma forma geral podemos dizer que os proprietários se encontram prontos ou que possam considerar uma venda com maior probabilidade quando já não sentem a mesma vontade e energia do início, quando se cansam dos problemas mais difíceis de resolver na sua empresa com facilidade, quando a “chama” do seu empreendedorismo inicial parece estar a cair. Um negócio ou empresa precisa de líderes com energia, vitalidade e vontade para seguir em frente. Conflitos entre sócios ou em estruturas de gestão familiar também podem desencadear uma situação de vontade de venda. Podem ser estes alguns dos sinais que um novo ciclo de gestão deva ser considerado. Uma empresa está num bom momento para ser vendida quando todas, ou a maioria das suas componentes de organização e processos se encontram numa fase positiva e bem estruturados. Se for fácil demonstrar a um possível adquirente que pode usufruir de uma máquina bem “oleada”, com resultados positivos no presente e com consistência para o futuro por forma a garantir o seu investimento, então podemos afirmar que se pode maximizar o seu valor e garantir as maiores probabilidades de transação. Nunca esquecer que um investidor tem sempre presente a máxima “rendibilidades passadas não garantem lucros futuros”. Há que demonstrar que o futuro é garantido. É aí que o investidor vai trabalhar. A altura ideal de mercado para vender é quando a economia se encontra numa fase positiva. Liquidez no mercado, altas capitalizações bolsistas, crescimentos dos principais indicadores macroeconómicos são sempre bons indicativos dessa positividade de mercado. Uma empresa em venda num ciclo económico mais positivo pode ser “alavancada” pela onda. A conjugação destes três fatores será sempre a ideal para que a maximização de transações e valores. Não sendo condição “sine qua non” para que se concretizem as operações é sem dúvida a melhor base de partida. Comments are closed.
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AutorSérgio Ferreira, entusiasta pela área de M&A é mestre em gestão e estratégia industrial e engenheiro civil Histórico
May 2024
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